SEM-TÍTULOS filme colectivo

Sem-Titulos

SEM – TÍTULOS, 2006

“SEM-TÍTULOS” é o nome do filme colectivo no âmbito da exposição itinerante “Às portas do mundo” e produzido pela Fundação Pro Justitiae e Casa da Animação.

Este trabalho surgiu da proposta de juntar à exposição um elemento artístico inspirado na própria exposição, um filme que registasse mais uma opinião sobre a arte contemporânea de países com uma língua em comum. Este projecto foi possível com a workshop dos profissionais de animação, imagem e som: José Miguel Ribeiro, Fernando Galrito e Pedro Lima.

Foi na Universidade de Évora que montámos o estúdio de captação e manipulação de som (produzimos som original a partir de objectos (ex: captámos o som da couve portuguesa a ser cortada) e voz (sons da língua portuguesa como o sufixo ão, ãe e palavras expressivas do nosso vocabulário como saudade); estúdio de animação (animação de desenhos e volumes) e usámos a sala de multimédia onde montámos o filme.

Quando o filme ficou pronto reunimos no mesmo DVD pequenos videos e gravações audio que surgiram do muito material que captámos e criámos, com essas “curtas metragens” e registos de som, fizemos uma instalação na S.H.E. (Sociedade Harmonia Eborense), por uma noite, alterámos as luzes, projectámos no tecto nas paredes e nas janelas, e criámos espaços de som no espaço nocturno mais frequentado da cidade, mostrando assim o nosso trabalho aos nossos colegas, estudantes e habitantes de Évora.

E o filme “Sem-títulos” seguiu viagem com a programação da exposição que depois de Évora está agendada para passar pelo Rio de Janeiro, Luanda, Cabo Verde, São Tomé, Maputo e Díli.

FICHA TÉCNICA:

Nuno Vicente, Sofia Miranda, Maria Inês Ferreira, Filipe Siquenique, João Pedro Mateus, Marisa Cardoso, Denise C. Silva, Maria João Carvalho, Carla Dias

Coordenação: Fernando Galrito, José Miguel Ribeiro, Pedro Lima

Produção: Fundação ProJustitiae, Casa da Animação

Produção executiva: Mário Nogueira, Ricardo Leite

Apoio técnico: Marius Araújo, Rui Louro

Apoios: Universidade de Évora -departamento de Artes, Câmara Municipal de Évora, Contacto Seguros, ESAD Caldas da Rainha, R.D.P.-África, R.T.P., Antena 1, S.H.E.Sociedade Harmonia Eborense

Um projecto com o alto patrocínio de sua Excelência o Presidente da República

Évora 2006

CAPTAÇÃO DE IMAGENS DO FILME:

sem titulos 2 sem titulos 3 sem titulos 4 sem titulos 5 sem titulos 6

sem titulos 7 sem titulos 8

sem titulos 9 sem titulos 10

sem titulos 11 sem titulos 12


ÀS PORTAS DO MUNDO:

http://www.projustitiae.pt/site/asportasdomundo/asportasdomundo.htm

“Às portas do mundo, define-se como um roteiro de viagem pela contemporaneidade das expressões artísticas de comunidades, de nações e de países, de plúrimas identidades culturais e diásporas que se manifestam em dimensão planetária.

A identidade intrínseca de cada povo, evidenciada nas suas manifestações artísticas, contribui para o reconhecimento das suas personalidades e para a sua afirmação no contexto do convívio intercultural dando à arte a função vivencial que a ela deve ser atribuido.”

A exposição itinerante de arte contemporânea intitulada “Pluralidade na Lusofonia” compreende artistas oriundos de Timor Lorosae, Guiné Bissau, Cabo Verde, S.Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Brasil e Portugal

Este projecto cultural inclui uma exposição itinerante de arte contemporânea que será acompanhada por um ciclo de conferências, um programa de animaçao socio-cultural sob a forma de um ciclo de cinema video e um serviço educativo composto por várias actividades de carácter pedagógico como visitas guiadas, oficinas de animação e video arte.


		
Anúncios

0 Responses to “SEM-TÍTULOS filme colectivo”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: